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Planejamento Estratégico – Visão Geral

Planejamento Estratégico – Visão Geral

“Planejamento sem ação é somente sonho. 
Ação sem planejamento é pesadelo. 
Não planejar e não agir, simultaneamente, é suicídio”.
Sabedoria Oriental.

Em nossa cultura fomos ensinados a agir, fazer o que nos mandam: “Manda quem pode. Obedece quem tem juízo.” Compramos um celular e já vamos ligando e utilizando. Afinal, pra que manual? Já sabemos tudo sobre celulares. A verdade é que utilizamos, apenas, uns 12% de seu potencial. Observo todos os dias pessoas querendo celulares caros para poder ligar, receber ligações e verificar alguns poucos aplicativos, principalmente, de redes sociais.

Não é diferente nas empresas. Uma das frases que mais escuto: “Meu negócio é diferente”, e vem sempre seguida de uma “justificativa” quando, muitas vezes, trata-se, apenas, de uma desculpa. Vejamos! Em uma aula de pós-graduação aconteceu uma coisa inusitada: Um comerciante: “Meu negócio abre 10 horas por dia e eu trabalho, no mínimo, 12 horas por dia.” Um aluno da hotelaria: “E nosso hotel que abre 24 horas por dia os 07 dias da semana e em seus 20 anos nunca fechamos nenhum dia.” Um aluno de um hospital: “No hospital trabalhamos com vidas humanas. Enquanto você recebe pessoas e famílias felizes para se divertir, trabalhamos com pessoas doentes e famílias desesperadas e, em mais de 80 anos, nunca fechamos nenhum dia”.

Observamos que, com o advento da pandemia de Covid-19, muitos hotéis fecharam suas portas por alguns períodos, algo nunca acontecido ou imaginado anteriormente. Enquanto os hospitais estavam sobrecarregados, sem a preparação necessária para dar resposta aos seus clientes ou à sociedade. 

A falta de conhecimento do mercado – macro e microambiente – pode ser definida e traduzida na frase: “Oba! Tenho uma desculpa.” Assim todos os meus “problemas” estão resolvidos. Mas a verdade é que tudo está na estratégia e no final o que vale é o resultado. O mercado é impiedoso com quem não está preparado e, podemos observar as consequências, em vários negócios que fecham suas portas diariamente. Segundo alguns estudos, 80% dos negócios fecham suas portas nos primeiros 05 anos. 

Então, responda: Quanto tempo você dedicou nos últimos anos ou meses para estudar e avaliar seu negócio? Quantos encontros foram realizados com a equipe e profissionais externos para avaliar os cenários e ratificar ou retificar os rumos? Qual modelo de gestão é utilizado por sua organização? É para responder a estas e outras perguntas que realizamos o Planejamento Estratégico.

Segundo (Oliveira, 2002), Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando otimizar o grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. O Planejamento Estratégico é o resultado de todo um estudo de mercado que busca o posicionamento atual e futuro da organização. Basicamente ele é utilizado como balizador para definição do Perfil Corporativo e dos Objetivos Estratégicos que devem ser os balizadores dos planos estratégicos e metas das áreas. O Planejamento Estratégico pode ser estruturado conforme a seguir: 

  • Estudo do Macroambiente – onde são verificadas as variáveis consideradas incontroláveis buscando identificar as oportunidades e ameaças, tais como: econômica, tecnológica, física ou natural, demográfica, social, cultural, política, legal e ecológica;
  • Estudo do Microambiente – também buscamos verificar as oportunidades e ameaças e são estudadas as variáveis mais próximas da organização, onde ela poderá exercer uma influência maior. Tal estudo é caracterizado pelas 05 forças de Michael Porter: fornecedores, compradores, produtos substitutos, novos entrantes e concorrência;
  • Estudo do ambiente interno – para realizarmos este estudo, podemos utilizar o organograma (Marketing, Gestão de Pessoas, Financeiro, Indústria, etc.), ou as perspectivas do Balanced ScoreCard – BSC (Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas). O objetivo é identificar quais são as forças e fraquezas (oportunidades de melhorias) que nossa organização dispõe no momento. 
  • Direcionadores Estratégicos – são ferramentas de gestão que buscam analisar e diagnosticar as informações externas e internas à organização. Uma das ferramentas mais utilizadas é a SWOT, que é um acrônimo das palavras: Strengths – forças; Weaknesses – fraquezas; Opportunities – oportunidades; e Threats – ameaças. Traduzida para o Português, também é conhecida como FOFA. Contudo, a SWOT deve ser estudada em três etapas: matriz, diagrama e análise SWOT.). Além da SWOT, outras ferramentas poderão ser utilizadas, tais como: Kanvas, Relatório A3, Matriz de Valor, Opção de Mercado, Definição de Cenários, entre outras.  
  • Definição do Perfil Corporativo e Objetivos Estratégicos – após os estudos acima, poderemos, de forma mais assertiva, definir o Perfil Corporativo, ou seja, o Propósito ou Missão, Visão, Valores. Os Objetivos Estratégicos devem ser definidos por área do organograma, BSC ou outra ferramenta de gestão. Também poderão ser definidas quais estratégias serão utilizadas em cada objetivo, facilitando o desenvolvimento das táticas por meio da implementação das metas e planos de ação. 

 

A definição do Perfil Corporativo é o grande objetivo da realização do Planejamento Estratégico. Ele ajudará a entender qual o retrato atual, tanto externo como interno; auxiliar onde e como queremos chegar em um determinado tempo; e quais estratégias utilizaremos para chegarmos lá, evitando o “achômetro” e mitigando os riscos.

Portanto, quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho está errado. Sabemos que a única certeza é a mudança e ela está cada vez mais rápida e impactante. Por isso, o Planejamento Estratégico deve ser realizado e revisado sempre que houver alguma mudança forte no cenário interno e externo, a exemplo da pandemia de Covid-19 ou mudança de acionista. Em alguns segmentos, a mudança é mais rápida, voraz, a exemplo das empresas de tecnologia. Muitas pessoas falam em “correr atrás…”. O grande diferencial do Planejamento Estratégico é dar a visão para que você possa definir as estratégias para “correr na frente.” 

Para aprofundamento no tema, busque nosso curso e como utilizar o sistema Farol Consult para realizar o Planejamento Estratégico da sua organização em nosso site: www.institutoednatizeu.com.br/serviços

Robson Nunes

Mestre em Gestão Pública pela UFPE, com foco em estratégias públicas. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Marketing Estratégico pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UfiFOA). Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Estadual de Alagoas. Sócio-Diretor do Instituto Edna Tizeu. Atuou como Diretor de Planejamento Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-AL. Tem experiência em consultoria na área de Administração, com ênfase em Gestão e Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, entre outros. Blue Belt – Lean Manufacturing . Professor de graduação e pós-graduação. Formação em Coaching Multifocal pelo IMCC – Instituto Multifocal e formação internacional em Master Coaching, Mentoring e Holomentoring com foco Professional, Self & Life Coaching e Team, Leadership & Executive Coaching, pelo sistema ISOR do Instituto Holos.