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Potencializando a Matriz 9-BOX na Avaliação de Desempenho

Sem meta não há gestão. Simples assim. É uma frase recorrente nas falas do Vicente Falconi. Assim, sempre foi um desafio para a gestão definir os rumos a seguir e, principalmente, estabelecer indicadores para saber se o caminho escolhido está na direção correção.

Neste sentido, um amplo debate sempre se estabeleceu quando a questão é Avaliação de Desempenho¹, que é bem diferente da Avaliação de Resultado², sendo este um dos motivos do grande fracasso de muitos gestores: cobram resultados e não desempenho.

Mas como definir o que devemos acordar com nossos profissionais para despertar seu melhor potencial? Gosto sempre de encerrar as aulas de pós-graduação com uma pergunta: O desempenho ou resultado que você entrega representa seu potencial ou poderia ser melhor? Raramente alguém diz e justifica que o resultado que entrega já é o seu melhor. A maioria sente que o resultado está muito aquém de seu potencial. Segundo à Engenharia, potencial é uma energia não transformada em ação. Então, qual o “combustível” que falta para atingir seu melhor potencial?

Utilizando a 9-BOX

De forma simplificada, a Matriz 9-BOX é formada por 09 quadrantes ou caixas (box). Daí seu nome. Porém, alguns autores colocam 16 ou até mais quadrantes. Um caso em particular, de uma grande empresa que eu conheço, possui em sua matriz 35 quadrantes.

Uma das maiores contribuições da Matriz 9-BOX é cruzar os dados de desempenho (metas) e das competências para definir o quadrante em que o profissional se encontra e qual a ação recomendada para cada caso, deixando competências e resultados com o mesmo peso de importância. Porém, quando falamos com os empresários, as entregas (metas) sempre têm muito mais importância.

A Matriz 9-BOX na Avaliação de Desempenho e Competência no IET³

O IET – Instituto Edna Tizeu, em seu sistema de gestão – Farol Consult4 – utiliza o conceito da 9-BOX ampliando com outros tópicos, além de desempenho e competências, conforme abaixo:

Metas: as metas são estruturadas em um Painel de Bordo com definição de uma ou mais responsáveis. Geralmente, seus clientes utilizam a metodologia BSC – Balanced ScoreCard – para estruturar suas metas, com base nas quatro perspectivas: acionista (financeiro e governança), clientes, processos e aprendizado e crescimento (pessoas).

Atribuições: são as responsabilidades ou as atividades exercidas pelos ocupantes do cargo, descritas quando a realização do Mapa do Cargo5, atribuindo-as pesos de acordo com sua importância na entrega para a organização.

Competências: a maioria dos autores dividem as competências em técnicas e comportamentais. Mas isso gera muita discussão ideológica que no final, não agrega muito valor às próximas etapas, principalmente, à Educação Corporativa. No IET é sugerido estruturar as competências em essências, de gestão, e do cargo4, atribuindo pesos para cada uma.

T&D: um grande diferencial da ferramenta é incluir o T&D no resultado das entregas do profissional. Ora, é defendido com afinco, por todos que fazem parte da Gestão de Pessoas, sobre a importância do Treinamento & Desenvolvimento de seus profissionais, principalmente, em relação ao autodesenvolvimento. Neste sentido, o Farol Consult permite estruturar uma Educação Corporativa, com um conceito de Universidade Corporativa, mesmo para pequenas empresas, podendo transformar seus manuais, POP, políticas etc., em treinamento on-line, tendo em vista a grande busca por capacitações EaD.

Pesos: no conceito de cruzamento dos dados para definir o quadrante da Matriz 9-BOX, o desempenho e a competências entram como 50% de importância, o que não reflete o anseio das estratégicas organizacionais, muito menos, dos acionistas. Observamos que o Farol Consult, permite definir pesos para a avaliação dos profissionais e dos gestores (180º) e definir pesos para cada tópico acima, equalizando o Desempenho Geral de acordo com as políticas e estratégias organizacionais.

Desempenho Geral: é o coeficiente gerado pelos resultados obtidos em cada tópico acima, levando em consideração seus respectivos pesos. Como existem várias sugestões de escalas e definições para definir o nível de entrega dos profissionais dentro da Matriz 9-BOX, a ferramenta pode ser parametrizada conforme políticas da organização.

Portanto, é evidente a grande contribuição que a Matriz 9-BOX trouxe para a Avaliação de Desempenho e Competência, e que, a metodologia do Instituto Edna Tizeu, por meio do sistema Farol Consult, potencializa esta contribuição.

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¹ Desempenho: ato que desfaz um empenho acordo anteriormente. Os objetivos e metas devem ser acordados previamente, depois cobrados.

² Resultado: dados levantados de um certo período. Mesmo que não tenha sido acordado anteriormente.

³ IET – Instituto Edna Tizeu. www.instititutoednatizeu.com.br

4 Mais informações disponíveis em: http://institutoednatizeu.com.br/servicos/gestao-por-desempenho-e-competencia/

5 Ver artigo: Mapa do Cargo – a importância de definir papéis.

Robson Nunes

Mestre em Gestão Pública pela UFPE, com foco em estratégias públicas. Pós-graduado em Gestão de Pessoas e Marketing Estratégico pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UfiFOA). Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Estadual de Alagoas. Sócio-Diretor do Instituto Edna Tizeu. Atuou como Diretor de Planejamento Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-AL. Tem experiência em consultoria na área de Administração, com ênfase em Gestão e Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, Gestão de Projetos, entre outros. Blue Belt – Lean Manufacturing . Professor de graduação e pós-graduação. Formação em Coaching Multifocal pelo IMCC – Instituto Multifocal e formação internacional em Master Coaching, Mentoring e Holomentoring com foco Professional, Self & Life Coaching e Team, Leadership & Executive Coaching, pelo sistema ISOR do Instituto Holos.